quarta-feira, março 29

Design like you give a damn

Todo o aluno de design aprende desde muito cedo que a principal função do design(er) é melhorar a vida das pessoas.

Todo o aluno de design quer melhorar o mundo.

Todo o designer quer melhorar o mundo. Mas sejamos francos...quantas mais cadeiras serão necessárias para o mundo melhorar? Ou quantos mais candeeiros?

Pois todos os Starcks, Arads, Newsons, Dixons, Morrisons,Bouroullecs, Barbers, Osgerbys, Lovegroves, Jongerius e Campanas (isto sou só eu a exibir-me) bem podiam seguir o exemplo de Cameron Sinclair.

Este senhor arquitecto de formação decidiu passar das palavras bonitas para as acções bonitas e através da Architecture for Humanity pôr o design verdadeiramente ao serviço das pessoas (e das pessoas que realmente precisam de soluções para problemas bem reais).

Habitação acessível e fácil de construir para zonas devastadas por cataclismos; hospitais portáteis; bombas de água para zonas onde tanto a água potável como a infância são quase uma miragem - e que resolvem os dois problemas de uma só vez, criando uma bomba de água que é ao mesmo tempo um brinquedo.

PlayPump

Podem dar uma olhadela à ong [aqui] ou então passar os olhos pelo livro que ele escreveu em conjunto com Kate Stohr [aqui] (desculpem o plágio do título do meu post).

Podem ainda votar nele para o prémio de Best Designer of the Year através do site do Design Museum de Londres (ou seja, [aqui]).

O design pode mesmo melhorar a vida das pessoas (afinal, não é só teoria).