segunda-feira, maio 1

Quando a Ásia e a Europa colidem

Já estamos todos fartos de ouvir falar da globalização, e ainda mais fartos de viver num mundo onde tanto faz fazer compras em Lisboa como em Londres como em Barcelona como em São Francisco como em Hong Kong.

Todos temos móveis do Ikea, vestimos na Zara ou na Pull and Bear ou na Mango ou se ganharmos bem na Prada ou na Dior ou na Armani; todos bebemos Coca-cola ou 7Up ou Martini ou Moet e Chandon (se formos muito chiques); todos temos algo feito na Índia ou na China ou na Tailândia ou na Formosa e que compramos mil vezes mais caro e que ainda assim é muito barato (comércio justo já!).

Em resumo: todos cheiramos, comemos, bebemos, vestimos e vivemos o mesmo. Portanto, por conseguinte, todos pensamos igual e temos as mesmas ideias.

Por isso é que estamos quase quase a viver uma nova mudança...um novo arts and crafts, uma pequena revolução de coisas feitas e pensadas de maneira diferente, pensadas para serem produzidas em série sim, mas com pequenos laivos de tradição e artesanato.

Faz parte deste movimento a parceria entre Jonathan Levien and Nipa Doshi: um é europeu e adora sapatos, a outra é indiana, nascida e criada. A mistura é explosiva, senão constatem como formas de cozinhar tradicionais se traduzem em objectos de uso contemporâneo.

Mosaic range by Tefal

Só me apetece comer couscous...nham!

Vejam outros trabalhos deles [aqui], vale a pena ver que onde o Ocidente encontra o Oriente, Hollywood e Bollywood também se encontram.