sexta-feira, abril 28

Sabão

Quando eu era pequena e ía a casa dos meus avós e andava lá a correr pela fazenda atrás dos cães, das galinhas, dos borreguinhos e dos porquinhos (quando os havia) a visita terminava sempre comigo em frente ao tanque a lavar as mãos com sabão azul e branco (era isso e beber água fresquinha da cisterna, que isto de correr faz cá uma sede...).

Ora eu não sei se o sabão azul e branco é tradicional cá de Portugal...mas pelos vistos em Marselha o sabão é um assunto levado muito a sério; entre óleos vegetais (de palma e de oliva), caldeirões, sal marinho, cubos e carimbos só algumas fábricas conseguem ter a honra de produzir o verdadeiro sabão lá da terra, com direito a denominação de origem e tudo!

A LCDP Marseille vai ainda um bocadinho mais longe: tradição é tradição sim e fabrica o famoso sabão à antiga; mas já agora porque não inventar novos produtos dentro de embalagens giras?

Savon de Marseille

Este eu tenho e cheira a sabão (de Marselha, claro!), mas têm aromas para todos os gostos (e desgostos, o cheiro a ylang é inexplicável...yuck!). Existem loções corporais, perfumes para têxteis, detergente para roupa delicada e uns sabonetes muito giros dentro de embalagens de styrofoam (reciclável). Podem ver tudo [aqui], por cá é pena não haver uma loja que comercialize TODOS os produtos - ando cá com uma vontade de experimentar os sabonetes com extracto de azeite...