sábado, agosto 5

A VH1 quando tiver 25 anos vai querer ser a Mtv...

Ok, ok, a Mtv não presta, não passa de um produto capitalista e colonialista cultural made in USA que só passa música (mais que) comercial, apoia apenas as grandes discográficas quando deveria apoiar os artistas e rege-se apenas por interesses económicos desprezando o que na verdade deveria importar: a música e (já agora) o vídeo que a suporta.

Mas pensando bem, que seria de nós sem a Mtv?...ou, melhor dizendo, sem a divulgação que a Mtv fez das pequenas obras de arte que são os vídeos que acompanham os singles (e reparem que os singles já quase não se vendem, mas os vídeos ainda se fazem...)?

Foi ao ver o pequeno programa comemorativo dos 25 anos da Mtv que me ocorreu esta ideia, visto que apanhando apenas os últimos vinte e cinco minutos de programa ainda me consegui deleitar com o Give it away dos Red Hot Chili Peppers, o Fight the power dos Public Enemy, o Like a prayer da Madonna, o Sabotage dos Beastie Boys e por último o hino da própria Mtv, o Video killed the radio star dos The Buggles. E para além de chegar à brilhante conclusão de que estou velha e sofrer de um grande, grande ataque de nostalgia acho que vou ser capaz de perdoar os pecados da Mtv...

all is full of love

Basta pensar no All is full of love da Bjork (ou, melhor dizendo, do Chris Cunningham), no Smells like teen spirit dos Nirvana, no Lucky star da Madonna, no Fell in love with a girl dos White Stripes, no Praise you do FatBoy Slim, no Girls just want to have fun da Cyndi Lauper, no 1979 dos Smashing Pumpkins, no Loser do Beck, no All I need dos Air e nos outros milhões de vídeos (e músicas) que fazem parte da nossa história cultural (e em grande parte, graças à Mtv, que os divulgou primeiro).

Por mim, que venham mais 25 anos...