sexta-feira, agosto 15

Um livro é um livro...

...ou não. O livro é talvez um dos objectos mais antigos, e um dos que menos alterações sofreu ao longo dos séculos.

A ficção científica desde sempre se incubiu de nos fazer pensar numa outra forma de ler livros. A Amazon desenvolveu o óbvio: o ecrã portátil que se carrega comprando e-books...bem, claro, na Amazon.

Kindle

Eu que sou uma leitora compulsiva digo-vos já que uma das melhores coisas do mundo é o cheiro de um livro novo. Ou o revisitar de um livro já lido muitas vezes, com páginas marcadas que teimam em abrir sempre no mesmo sítio. Cantos dobrados, manchas de comida, sublinhados, dedicatórias. Letras e páginas. Papel.

Mas tirando tudo isto, e como o espaço cá em casa para livros já começa a escassear até podia ter embarcado na ideia, tal como embarquei nos mp3 apesar de adorar discos em vinil (e sim, também tenho saudades dos booklets dos cds). Tivessem eles contratado o Jonathan Ive para desenhar o infame objecto, e eu nem pensava duas vezes (até porque não consigo, graças a ele estou convertida numa macdependente sem cura possível). Assim, não há hipótese possível...que coisinha feia, sério!

8 Comments:

Blogger C. said...

E pronto. Eu mal li o post porque começou muito, muito mal (e porque tenho um cheesecake no forno e é difícil concentrar-me). O livro não é nada nadinha um objecto antiquíssimo, e até acho que poucos mudaram tanto, e a sua história (fascinante, diga-se) dobrou efectivamente a nossa, a da humanidade. Vivó livro. Tenho dito.

15 agosto, 2008 23:49  
Blogger Artur said...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 agosto, 2008 00:11  
Blogger Artur said...

Acho que vai ser dificil substituir o livro.

Uma pergunta á parte:
Também vês Grey's Anatomy ou é impressão minha?? hehe

16 agosto, 2008 00:12  
Blogger o bicho furioso said...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 agosto, 2008 12:00  
Blogger o bicho furioso said...

Artur:
Vejo, mas MUITO atrasado...falaram disto lá?????? Eu ainda vou para aí na season 3 ou coisa que o valha!

C.:
Melhér, que até me fizeste duvidar do que tinha escrito, mas chegaste a ler o terceiro parágrafo, hellooooo???

vanos lá esclarecer: falo do livro enquanto OBJECTO, o formato realmente pouco mudou nos últimos cinco séculos (capa, contracapa, lombada, recheio...após a mudança pergaminho para livro ficámos mais ou menos na mesma), não falo de CONTEÚDOS, como é óbvio...

...qual é o outro objecto que conheces que em cinco séculos não mudou quase nada, hein, hein?

16 agosto, 2008 12:04  
Blogger Artur said...

Reparei que vias a seria quando disseste que estavas convertida numa mcdependende, hehe. Na serie a Grey está sempre a usar o prefixo "mc" :)
Olha, eu também só comecei a ver há pouco tempo, também vou na season 3, episodio 6.

16 agosto, 2008 20:26  
Blogger o bicho furioso said...

Ah, pois, o MacDreamy e o MacSteamy....lololololololol...

Bolas, há um último episódio de uma das séries que eu jurei para nunca mais...eu já chorava baba e ranho, juro!!

Mas depois foi mais forte que eu...lolololol...e continuei a ver!

18 agosto, 2008 12:47  
Blogger laurinda said...

pronto.. eumal li o post e mal li as respostas e vou mto atrasada nas respostas...LOL ma soq tenho adizer é q essa cenaçazinha..tem é de ter 1 baita ecrã xpto,ultra do bom super super... p q seja "conforltável" ler... de resto fico-me pelo velho LIVRO Á MODA ANTIGA!

20 agosto, 2008 12:23  

Enviar um comentário

<< Home