sábado, setembro 1

Só para verem que isto por aqui não é só consumismo...

Acho muito natural que um designer seja fascinado pelo mundo de consumo. Porque um designer produz objectos de consumo.

Alguns destes objectos por vezes acabam mesmo por deixar de ser objectos e tornaram-se obras de arte. Edições limitadas de luxo sobrevalorizadas que se vendem em leilões e galerias de arte como se de pinturas ou esculturas se tratassem, pondo totalmente de lado qualquer manifesto que traduza o design naquela disciplina que supostamente torna a vida das pessoas melhor.

...e claro que de vez em quando (e hoje em dia, muito de vez em quando) há alguém que realmente quer tornar o mundo melhor. E o faz através do design.

A organização OneLaptopPerChild teve há anos uma ideia brilhante: criar um computador portátil que fosse muito, muito barato de modo a que as pessoas que vivem em países em vias de desenvolvimento possam ter acesso à Informática.

E de estudo em estudo, de parceria em parceria, a pouco e pouco foi-se desenhando o que hoje é conhecido como o portátil XO.

olpc

Armado com tudo o que é tecnologia (o ecrã, por exemplo, é um LCD com 200dpi de definição, o que é 95% melhor do que a maioria dos portáteis disponíveis para venda), sistemas de poupança de energia (e a energia pode ser produzida manualmente através de um pedal), ligações USB e WIFI. Além do mais, foi pensado para ser resistente e visualmente apelativo, visto que o aparelho destina-se essencialmente às crianças.

Para mais informações sobre a OLPC ou o próprio computador, basta clicar [aqui]. Mais ideias destas, precisam-se. E se de caminho se tornam em objectos bonitos, ainda melhor.

1 Comments:

Blogger do not push my buttons! said...

Podiam era incorporar um sistema de alimentação para essas crianças do 3º mundo.

03 setembro, 2007 09:49  

Enviar um comentário

<< Home